EMEIA III
Ao longo dos anos , várias situações nos permitiram errar , refletir , insistir , perseverar , perdoar , ser perdoado e até mesmo acertar . Nestas idas e vindas circunstanciais , pudemos enxergar e aprender muito. Temos fé em DEUS que continuaremos aprendendo , mediante as intempéries de nossas vidas!!!
Tudo isto nos levou a meditar , refletir e compartilhar alguns aprendizados no "papel" transformando-se em :
NOSSO LEMA
- Trabalhar sempre com amor.
- Quem faz com amor cria.
- A criatividade incentiva e anima.
- Criança estimulada é criança produtiva e segura.
- Para nós a criança estará sempre em primeiro plano e em primeiro lugar.
- Nunca "ignorar" informações ou indagações da criança.
- Sempre dar importância a tudo e todo detalhe da criança.
- Seja sempre atencioso , prestativo e caprichoso em suas tarefas , pois a criança é nosso espelho.
- Nunca sonegar instruções.
- Lembrem-se que a criança está aqui para aprender , portanto ...paciência .
- Nosso vocabulário deve ser exato e enriquecedor.
- A criança faz o que vê , portanto faça certo.
- Quando a criança diz: "Não sei!" , é falta de estímulo, portanto estimule-as.
- Educação gera educação .
- Tornar o ato de aprender PRAZEROSO SEMPRE!
by Jiani Pereira e Silva Samorano
Gestora Educação Infantil
2011
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PLANO ESTRATÉGICO
Ele tem por objetivo definir diretrizes que constituem o foco de uma organização. Aqui encontraremos o sentido exato para nosso trabalho. Como por exemplo, encontrar respostas para várias perguntas:
*"Como o meu /o nosso trabalho contribui para o sucesso da escola?"
*"Que tipo de aluno queremos formar?"
*"Por que estamos aqui, afinal de contas?"
* "Como agir , para me encaixar na cultura desta organização? Qual é a cultura?"
* "O que esta escola valoriza tanto que faz questão de medir/melhorar/inovar?"
*" Em quais linhas de ação esta escola aposta para alcançar o sucesso?"
*"O que esta organização quer do futuro?"
CONFIRAM NOSSO
PLANO ESTRATÉGICO:
PLANO ESTRATÉGICO:
Ser referência no municipio , como instituição que garante uma aprendizagem significativa e lúdica para todos os alunos.
Promover alto desempenho na aprendizagem e valorização a todos os alunos , formando parcerias internas e externas , com práticas inovadoras e profissionais comprometidos , integrando a comunidade escolar e fazendo de todos os processos um ato PRAZEROSO e FELIZ!
Promover alto desempenho na aprendizagem e valorização á todos os alunos.
Na EMEIA III os alunos demonstrarão níveis elevados de desempenho , ou tendências expressivas de avanço , na sua capacidade de:
1- Ler e entender diferentes portadores de textos , compreendendo a leitura em seus diferentes objetivos.MEDIDAS: ( Prova Brasil , SARESP , INADE , Provinha Brasil , FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
2- Produzir textos adequados à situação comunicativa. MEDIDAS: ( SARESP , INADE , FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
3- Expressar-se oralemte e utilizar diversas linguagens de forma clara e articulada , adequada às características do receptor , às exig~encias da situação e aos objetivos do locutor. MEDIDAS: ( FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
4- Calcular com agilidade para resolver problemas matemáticos , validando estratégias pessoais e convencionais de resultados .Desenvolver formas de raciocínio lógico e processos.MEDIDAS: ( Prova Brasil , SARESP , INADE , Provinha Brasil , FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
5- Resolver situações-problema do cotidiano , interagindo socialmente de forma critica , cooperativa , ética , dialogada e prática para mediar conflitos e tomar decisões coletivas.MEDIDAS: ( FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
6- Utilizar criticamente as novas tecnologias da informação e Comunicação (TIC) para adquirir e construir conhecimentos.MEDIDAS: (Prova Brasil , SARESP , INADE , Provinha Brasil , FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
7- Construir processos de consciência e práticas ambientais sustentáveis para o desenvolvimento responsável das ações e projetos do cotidiano escolar e social.MEDIDAS: (FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
8- Expressar sensibilidade diante da arte e natureza , numa atitude de busca pessoal e/ou coletiva , articulando a percepção , a imaginação , a emoção e a reflexão ao realizar e contemplar produções artísticas.MEDIDAS: ( FADA , Pesquisa de Percepção , Avaliação Diagnóstica e de acompanhamento contínuo).
O que faremos para atingir nossa finalidade:
I - PROMOVER A INCLUSÃO
METAS:
9- Garantir um ambiente propício para o aprendizado de todos e de cada um dos alunos , vivenciando a diversidade na escola. MEDIDAS: a) Pesquisa de percepção sobre a execução do plano anti-bulling da escola. b) nº de ocorrências disciplinares graves relativas aos alunos. c) nº professores com comparecimento integral no mês.
10- Atender a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.MEDIDAS : a) nº de professores que produzem atividades diversificadas . b) nº de professores que desenvolvem estratégicas que atendem diferentes limitações de aprendizagem.
11- Monitoramento da Educação Especial. MEDIDAS : a) nº de alunos incluídos. b) nº de iniciativas de atendiemento aos alunos incluídos. c) nº de alunos com garantia de recursos específicos e de acesso ( transporte).
II - FORTALECER AS PARCERIAS
METAS:
12- Incluir as familias na responsabilidade de alcance das Metas de Aprendizagem. MEDIDAS : a) Pesquisa de Percepção. b) % presença de família em reuniões escolares e palestras. c) % presença nas atividades extra-curriculares. d) % escolas com os colegiados APM e Conselho Escolar com participação plena da família.
13- Manter e criar novas parcerias com instituições privadas e públicas , ONG's e Institutos com iniciativas e projetos que impactam as metas de aprendizagem. MEDIDAS: a) nº de parcerias em curso , com foco direto na aprendizagem. b) % de alunos impactados diretamente.
III- INVESTIR NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
METAS:
14- Promover formação continuada .MEDIDAS : a) nº de profissionais capacitados pela SMEA / EMEIA . b) Pesquisa de Percepção do impacto da formação continuada . c) nº de formações promovidas pela SMEA/EMEIA.
15- Realizar a avaliação de desempenho dos profissionais. MEDIDAS : a) Ficha de avaliação de desempenho. b) nº de profissionais que melhoraram o seu desempenho a partir da avaliação de desempenho.
IV- PRESTAR SERVIÇOS COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
METAS:
16- Atender com eficiência e agilidade as solicitações da escola e comunidade.MEDIDAS: a) Pesquisa de satisfação ( escolar) sobre qualidade do atendiemnto na SMEA / EMEIA em todos os departamentos. b) Pesquisa da percepção da comunidade escolar. c) nº de ocorrências na ouvidoria.
17- Fazer uso da infraestrutura e demais recursos materiais e pedagógicos das escolas com eficiência e eficácia. MEDIDAS : a) % professores que utilizam as tecnologias disponíveis semanalmente. b) % professores que utilizam sala/bibl. por semana . c) Pesquisa de satisfação dos alunos.
VALORES
- Educação Centrada na Aprendizagem
- Comprometimento com a Excelência dos Serviços
- Gestão por Fatos e Dados
- Respeito , Flexibilidade , Ética e Transparência nas Relações Pessoais e Atitudinais
- Espiritualidade e entusiasmo em todas ações